Na última quinta-feira (1), Walid Regragui entrou para a história como técnico do Marrocos, na classificação para as oitavas de final do mundial. Em pouco tempo no comando da equipe, reestruturou o plantel e recuperou a confiança com um ótimo trabalho.
A seleção do Marrocos iguala a melhor campanha de sua história na Copa do Mundo, quando também chegou até as oitavas de final na edição de 1986. Agora, na sexta participação, busca avançar para as quartas de final e seguir sonhando com uma campanha histórico.
Técnico do Marrocos é destaque com ótimo trabalho
Restando alguns meses para a Copa do Mundo 2022, a Seleção Marroquina enfrentou alguns momentos complicados internamente. O antigo técnico, Valhid Halihodzic estava sendo criticado pela imprensa local, principalmente pelos problemas envolvendo alguns jogadores. Aliás, Ziyech anunciou que estava se retirando da seleção, após o treinador acusá-lo de não se empenhar nos treinamentos.
O momento conturbado e a campanha ruim na Copa Africana de Nações, resultou na demissão de Halihodzic. Buscando recuperar o bom rendimento e reestabelecer internamente, Walid Regragui, com poucas equipes no currículo, aceitou o desafio de ser técnico do Marrocos.
A primeira missão de Regragui era de recuperar a equipe, inicialmente com o retorno de Ziyech na convocação. Em apenas três meses como técnico do Marrocos, faz um ótimo trabalho em sua primeira competição oficial na seleção.
No período, esteve no comando em seis partidas, sendo três amistosos e as três partidas da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Ao todo, são quatro vitórias e dois empates sem gols. Bem como marcou nove gols e sofreu apenas um. Além disso, garantiu o triunfo por 2 x 0 contra a Bélgica e Chile.
O trabalho coletivo é o destaque do ótimo trabalho de Regragui. Além disso, a Seleção Marroquina conta com bons jogadores e que estão nos principais times da Europa, como Achraf Hakimi no PSG, Bono e En-Nesyri no Sevilla e o próprio Ziyech no Chelsea, que vem fazendo boas partidas e abriu o placar contra o Canadá.
Intensidades e mudanças pontuais do técnico do Marrocos
Certamente, Bélgica e Croácia eram favoritos para se classificar no grupo F. Contudo, os marroquinos surpreenderam os torcedores e garantiram o 1º lugar com sete pontos conquistados.
A equipe vem apresentando bom desempenho coletivo e uma intensidade nas ações dos jogos. Defensivamente, é uma seleção forte, sofrendo apenas um gol na Copa do Mundo 2022. No setor ofensivo, as jogadas rápidas se destacam, principalmente pelo lado direito com Hakimi.
Bem como as ótimas decisões tomadas por Regragui nas alterações durante os jogos, além da união. Em entrevista concedida pós-jogo, Hakimi enalteceu a mentalidade da equipe e o trabalho do técnico do Marrocos. “Desde o primeiro dia aqui, dissemos a nós próprios que era tempo de mudar a mentalidade de todos os jogadores e da nossa geração fazer coisas positivais”, comenta o jogador.
Na terça-feira (6), Marrocos enfrenta a Espanha no Education City Stadium, em confronto que é válido pelas oitavas de final do mundial. Em jogo único, quem vencer, avança para as quartas de final. Dessa forma, os marroquinos e Regragui, buscam manter a ótima campanha.
المنتخب الوطني يواجه المنتخب الإسباني في الدور ال16 من منافسات كأس العالم
Morocco will be facing Spain 🇪🇦 in the Round of 16 on Tuesday, December 6th, 2022#DimaMaghrib 🇲🇦 #TeamMorocco #FIFAWorldCup @pumafootball pic.twitter.com/FITdDIUTRZ— FRMF (@FRMFOFFICIEL) December 1, 2022