Com a pandemia da COVID-19 atacando o planeta inteiro, muitas cidades, estados e países pararam literalmente e consequentemente o futebol nessas regiões também, assim, como atualmente estamos sem nossos torneios tradicionais sendo disputados normalmente, hoje vamos trazer até você a história de uma das maiores – se não a maior competição da América do Sul; sim, vamos falar da Libertadores da América, que até meados dos anos 60 era conhecida como “Copa de Campeões da América”, uma vez que só equipes campeãs nacionais ou de torneios mais representativos em seus países, participavam da competição.
Conhecida como Copa Libertadores da América, o torneio que ganhou esse nome a partir de 1960, recebendo essa nomenclatura em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martin, Antônio José de Sucre e Bernardo O’Higgins.
Anos mais tardes, a mesma competição começou a ser chamada simplesmente de “Taça Libertadores da América” e nos últimos anos adicionou o nome do patrocinador junto à nomenclatura.
Em seu ano “inaugural”, ou seja, em 1960, o Peñarol – do Uruguai foi o grande vencedor, batendo o Olímpia – do Paraguai na grande decisão, no entanto, o maior “conquistador” de Libertadores é o Independiente – da Argentina, com sete títulos, sendo ele ainda o maior vencedor do torneio em sequência, vindo a conquistar a Libertadores quatro vezes numa sequência, que foi entre os anos de 1972 a 1975. Logo atrás do Independiente vem outro time argentino, o Boca Juniors, com seis títulos.
Até os dias de hoje, apenas 25 clubes diferentes conquistaram o torneio, sendo a grande maioria de times argentinos e brasileiros, com os clubes uruguaios vindos na sequência.
Nos livros da história da competição, a CONMEBOL não unificou o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 às estatísticas da Taça Libertadores. Entretanto, a entidade cita a competição do referido ano, em seu sítio, como a antecedente concreta que se tornou a competição.
Vale aqui ressaltar que até 2018, as finais eram disputadas em duas partidas, sendo que a vantagem da segunda partida era dada ao clube de melhor campanha, algo que acabou sendo modificado na última edição, em 2019, tendo uma final única, em local previamente decidido e vencido pelo Flamengo, que é um dos 20 últimos “Conquistadores da América”.
Agora a baixo, você poderá relembrar quem foram os outros 19 clubes que conquistaram a competição neste período de 20 anos – onde incluiremos ainda o Flamengo, atual vencedor da Libertadores da América.
Conteúdo
- 1 Confira a lista iniciando em 1999:
- 2 Final de 1999
- 3 Final de 2000
- 4 Final de 2001
- 5 Final de 2002
- 6 Final de 2003
- 7 Final de 2004
- 8 Final de 2005
- 9 Final de 2006
- 10 Final de 2007
- 11 Final de 2008
- 12 Final de 2009
- 13 Final de 2010
- 14 Final de 2011
- 15 Final de 2012
- 16 Final de 2013
- 17 Final de 2014
- 18 Final de 2015
- 19 Final de 2016
- 20 Final de 2017
- 21 Final de 2018
- 22 Final de 2019
- 23 Libertadores 2020
Confira a lista iniciando em 1999:
Final de 1999
Palmeiras x Deportivo Cali
Nesta final disputada em dois jogos, o clube brasileiro perdeu a primeira partida pelo placar de 1 x 0, vindo a vencer o jogo da volta por 2 x 1 e levando assim a decisão para os pênaltis, onde venceu pelo placar de 4 x 3 e conquistando o título.
Final de 2000
Boca Juniors x Palmeiras
Novamente o Palmeiras viria a decidir a final do torneio, um ano após tê-lo conquistado, porém, em 2000 a sorte não esteve do seu lado nesta decisão, onde os dois jogos da final terminaram com o placar de igualdade – o primeiro em 2 x 2 e o segundo em 0 x 0, levando assim novamente a decisão para a marca da cal, onde desta vez quem levou a melhor foi o Boca Juniors.
Final de 2001
Boca Juniors x Cruz Azul
Agora foi a vez do “Boca” repetir a decisão, com mais sorte, uma vez que derrotou o time mexicano por 1 a 0 na Bombonera, mas vindo a perder pelo mesmo placar na Cida do México – novamente a decisão do torneio foi para os pênaltis, onde o time argentino foi melhor e venceu os mexicanos pelo placar de 3 a 1 – conquistando assim o seu Bi-Campeonato em sequência.
Final de 2002
Olimpia x São Caetano
Novamente tivemos um brasileiro na decisão, no entanto, o time paraguaio se deu melhor, conquistando o título daquele ano nos pênaltis, depois de uma vitória nas decisões para cada lado – o resultado nos pênaltis foi de 4 x 2.
Final de 2003
Boca Juniors x Santos
Com o “Boca” de volta a uma decisão, nesta não precisou passar pelo nervosismo das penalidades, vindo a decidir o título do ano nas duas partidas finais – vencendo as duas, tanto em Santos como em Buenos Aires – placar agregado 5 x 1.
Final de 2004
Once Caldas x Boca Juniors
Aqui o time colombiano levou a melhor sobre o time argentino, que após conquistar mais uma “taça”, voltava à grande decisão, porém, desta vez não levaria a melhor, sendo derrotado nos pênaltis por 2 a 0 – após dois empates nas finais.
Final de 2005
São Paulo x Atlético Paranaense
Numa disputa brasileira, o Tricolor Paulista levou a melhor sobre o Furacão, com o placar agregado de 5 a 1 – com um empate na primeira partida por 1 a 1.
Final de 2006
Internacional x São Paulo
O Tricolor Paulista gostou de vencer a competição em 2005 e tentaria repetir o feito um ano depois, só que desta vez tinha o Colorado pela frente, que venceu a primeira partida pelo placar de 2 a 1 e no Beira-Rio empatou em 2 a 2 – conquistando assim o seu primeiro título da Libertadores da América.
Final de 2007
Boca Juniors x Grêmio
Voltando a mais uma decisão, o time da Bombonera levaria a melhor sobre o Tricolor Gaúcho, vencendo as duas partidas das finais – com um placar agregado de 5 a 0.
Final de 2008
LDU Quito x Fluminense
Neste ano o título ficou com o time equatoriano, tirando assim um pouco da hegemonia dos times argentinos e brasileiros – a LDU derrotou o Fluminense nos pênaltis por 3 a 1 e sagrou-se o grande Campeão daquele ano.
Final de 2009
Estudiantes x Cruzeiro
Mais um brasileiro na final, em cinco anos seguidos, mas como no ano anterior, não conseguiu levantar a taça, vindo a perde o título na segunda partida da final, pelo placar de 2 a 1.
Final de 2010
Internacional x Chivas Guadalajara
Olha aí o Colorado Gaúcho novamente em mais uma final, repetindo o feito alcançado em 2006 ao derrotar o time mexicano nas duas partidas – com um placar agregado por 5 a 3.
Final de 2011
Santos x Peñarol
Depois de perder a decisão de 2003 para o Boca Juniors, desta vez o time santista se deu melhor e derrotou o time uruguaio na segunda partida da decisão por 2 a 1 – levando o título de 2011.
Final de 2012
Corinthians x Boca Juniors
Um ano histórico na Libertadores e para o “Timão”, que sagrou-se campeão da competição de forma invicta – empatando o primeiro jogo da decisão por 1 a 1 e vencendo o segundo por 2 a 1.
Final de 2013
Atlético-MG x Olímpia
Outro brasileiro se dando bem numa decisão de Libertadores. O “Galo Mineiro” derrotou o time tradicional do Paraguai nos pênaltis, pelo placar de 4 a 3.
Final de 2014
San Lorenzo x Nacional
Depois de nove anos seguidos com o Brasil tendo um time na grande decisão do torneio, em 2014 tiveram que assistir a grande final da Libertadores pela televisão, onde viram o San Lorenzo se dar melhor no último jogo, ao vencer o time Paraguaio pelo placar de 1 a 0.
Final de 2015
River Plate x Tigres
Novamente deu argentina na final da Libertadores – os “Milionários” derrotaram os mexicanos na segunda partida pelo placar de 3 a 0 e levaram novamente a taça para Buenos Aires.
Final de 2016
Atletico Nacional x Independiente del Valle
Aqui uma decisão sem argentinos ou brasileiros – era colombiano contra equatoriano e nesta disputa quem se deu melhor foi o time colombiano, que derrotou os equatorianos na segunda partida da final pelo placar de 1 a 0.
Final de 2017
Grêmio x Lanús
Diferente do ano anterior, onde não tivemos argentinos e brasileiros, em 2017 os dois países voltaram a decidir o torneio, com o Tricolor Gaúcho se dando melhor desta vez, vencendo as duas partidas com um placar agregado por 3 a 1.
Final de 2018
River Plate x Boca Juniors
A decisão da Libertadores deste ano deu muito o que falar, visto a confusão entre torcedores e a delegação do Boca Juniors entre o trajeto de ida ao estádio Monumental de Nuñez, fazendo com que a Conmebol levasse a grande final deste ano para fora da América do Sul, decidindo o torneio em terras europeias, em Madrid, no estádio Santiago Bernabéu – do Real Madrid, com vitória para os “Milionários”, que levaram o título depois de vencer o duelo pelo placar de 3 a 1.
Final de 2019
Flamengo x River Plate
E finalmente chegamos a última temporada até aqui disputada, onde nesta tivemos a primeira grande decisão da Taça Libertadores em partida única, em Lima – no Peru, com vitória do Flamengo sobre o River Plate pelo placar de 2 a 1.
Libertadores 2020
A edição 2020 da Taça Libertadores encontra-se neste momento paralisada devido a pandemia do Coronavírus que tomou conta do planeta, sem uma data certa para retornar – a mesma encontra-se na fase de grupos.