União de clubes contra nova regra da CBF; saiba mais

No início desta semana, a CBF divulgou um novo regulamento com medidas sobre as divulgações em relação aos patrocínios dentro dos estádios. Dessa forma, os novos tipos de marketing seriam apenas com marcas relacionadas com a Confederação Brasileira de Futebol. Todavia, os clubes brasileiros não gostaram e pretende recorrer.

Regra da CBF causa problemas entre os clubes

Antes de mais nada, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou um novo regulamento com o foco nos patrocínios. A nova regra é a mesma utiliza pela Conmebol nos jogos de Libertadores e Sul-Americana. Além disso, a FIFA segue o mesmo padrão na Copa do Mundo.

Os novos patrocínios teriam que ter um acordo com a CBF para serem divulgadas nos estádios. Todavia, alguns clubes protestaram contra na reunião da Liga dos Clubes do Brasil. Em resumo, as equipes alegam que a Confederação Brasileira de Futebol tomou essa atitude sem contatar os times de forma direta. As novas medidas tem como priorização:

  • São autorizadas ações de marketing no campo do confronto em até 1h30 antes do início e do intervalo
  • Não será mais permitido a exibição de marcas em cadeiras e arquibancadas
  • As empresas oficiais têm regras para as montagens de suas estruturas em volta do campo. As placas ao redor do gramado, que são vendidas pelo clube, continuam a ser permitidas.

A princípio, o novo regulamento será implantado no Campeonato Brasileiro (1ª e 2ª divisão) e também na Copa do Brasil, competições em que a CBF organiza. As equipes, que já devem ter acertos com as marcas, precisam mudar a maneira como será divulgada.

Além dos patrocínios dentro dos estádios, algumas equipes possuem naming rights em seus respectivos campos. Entretanto, segundo o site Uol Esporte, a exibição referente as empresas não serão afetadas.

A Confederação Brasileira de Futebol ainda não se pronunciou em relação as atitudes que os times escolheram. Dessa forma, uma nova reunião deve ser marcada nas próximas semanas. Os times entendem que os direitos comerciais pertencem as equipes, afinal, utilizam o estádio.

O Palmeiras é uma das equipes que será prejudicada com esse novo regulamento. O Allianz Parque possui alguns setores com diferentes patrocínios, ou seja, com essa nova maneira de trabalhar com as empresas, o time seria prejudicado.

Por fim, esse assunto deve continuar na mídia durante alguns dias. Recentemente, a maioria dos times brasileiros estavam tendo um lucro em relação aos patrocínios dentro dos estádios.

Foto/ Divulgação: Brasileirão Assaí

Caio Henrique Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano. Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.

[blocksy_breadcrumbs]