Após o anúncio oficial da saída de Cristiano Ronaldo, o Manchester United passará por mais uma mudança, dessa vez, institucional: o clube foi colocado à venda, 17 anos depois que a família Glazer comprou o time.
+ Cristiano Ronaldo recebe ‘convite' de liga alternativa; veja
Os donos do Manchester United estudam duas opções: venda parcial ou investimentos, incluindo a reconstrução do estádio e da infraestrutura, confirmou o clube em comunicado.
“A Direção vai considerar todas as alternativas estratégicas, incluindo novos investimentos no clube, uma venda [do clube] ou outras transações envolvendo a empresa. Isto incluirá uma avaliação de várias iniciativas para fortalecer o clube, incluindo o redesenvolvimento do estádio e das infraestruturas e a expansão das operações comerciais do clube à escala global, cada uma no contexto de aumentar o sucesso de longo prazo das equipas masculina, feminina e de formação, trazendo benefícios para adeptos e demais stakeholders”, pode ler-se num comunicado divulgado pela direção do Manchester United.
Club statement on a process to explore strategic options for Manchester United.#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) November 22, 2022
“A força do Manchester United reside na paixão e lealdade da nossa comunidade global de 1,1 mil milhões de fãs e seguidores. Enquanto procuramos continuar a construir a história de sucesso do clube, a Direção autorizou uma avaliação completa das alternativas estratégicas. Avaliaremos todas as opções para servir da melhor forma os nossos adeptos e que o Manchester United maximize as oportunidades de crescimento significativas disponíveis para o clube hoje e no futuro. Ao longo desse processo, permaneceremos totalmente focados em atender aos melhores interesses de nossos fãs, acionistas e várias partes interessadas”, afirmaram os copresidentes executivos e diretores Avram e Joel Glazer, citados na nota.
Os torcedores red devils têm pedido por mudanças no comando e os Glazers têm sido alvo de intensas críticas, já que o time, é um dos grandes da Inglaterra, mas vive uma seca de títulos impressionante. São cinco anos sem conquistar nenhum troféu, seja nacional ou continental.
“Enquanto procuramos continuar construindo a história de sucesso do clube, o conselho autorizou uma avaliação completa das alternativas estratégicas”, disseram Avram Glazer e Joel Glazer, co-presidentes executivos e diretores do United, em comunicado.
“Avaliaremos todas as opções para garantir o melhor atendimento aos nossos torcedores e que o Manchester United maximize as oportunidades de crescimento significativas disponíveis para o clube hoje e no futuro”, finalizou.
O Manchester United foi comprado em 2005 pela família Glazer por 790 milhões de libras (aproximadamente 939 milhões de dólares). Hoje, os donos podem considerar vender o clube caso chegue uma oferta na casa dos 3.75 bilhões de libras, de acordo com o Daily Mail.