Na última sexta-feira (25), o Equador empatou com a Holanda. O nome da partida foi Enner Valencia, principal jogador equatoriano, artilheiro no Catar e que entrou para a história da Copa do Mundo ao atingir marcas importantes.
Em duas partidas disputadas, o Equador marcou três gols, todos de Valencia. Assim, ele se torna a esperança dos equatorianos de uma vaga para as oitavas de final e garantir uma campanha histórica no mundial.
Valencia escreve o nome na história da Copa
A Copa do Mundo 2022 entrou na 2ª rodada da fase de grupos, mas alguns jogadores já são destaques na competição. Em duas partidas disputados, Enner Valencia é o principal atleta do Equador, além de liderar a artilharia com três gols marcados.
Na última sexta-feira (25), Valencia foi o responsável por garantir um ponto para os equatorianos, que se aproximam de uma vaga para as oitavas de final. Assim, igualaria a melhor campanha no mundial, quando também chegou até a primeira fase do mata-mata na edição de 2006.
Além disso, o atacante é um nome importante na história da seleção Equatoriano. Com o gol contra a Holanda, o jogador se tornou o maior artilheiro do Equador em mundiais.
Essa não é a única marca importante que Valencia atingiu. A saber, o atacante se juntou a um seleto grupo de jogadores que marcaram seis gols consecutivos por sua seleção na Copa do Mundo.
Dessa forma, o grupo conta com Eusébio, um dos maiores jogadores portugueses e que foi destaque no mundial disputado em 1966. Aliás, a particularidade do feito do jogador, é que os seis gols foram marcados em apenas uma edição, visto que foi a única de sua carreira. Além disso, foi um nome importante para Portugal, ficando em 3º lugar.
Bem como Paolo Rossi também conseguiu o feito histórico. O atacante italiano marcou sete gols em apenas três jogos disputados na Copa do Mundo de 1978. Além disso, na edição de 1982, repetiu o feito, balançando as redes em sete oportunidades, mas dessa vez precisou de seis partidas.
O grupo também conta com Oleg Salenko, um dos destaques da Copa do Mundo de 1994, a primeira disputada pela Rússia como estado independente. A particularidade do feito do jogador, é que precisou de apenas dois jogos para marcar seis gols. Aliás, é o único atleta a balançar as redes cinco vezes em uma única partida do mundial.
Por fim, Enner Valencia escreve o seu nome na história da competição. Aliás, é o atleta que levou mais tempo para atingir a marca, demorando oito anos, visto que a última Copa do Mundo dos equatorianos foi em 2014. Além disso, o atacante é o responsável pelos seis últimos gols marcados pelo Equador no mundial.
Enner Valencia has scored Ecuador's last six World Cup goals 🇪🇨 pic.twitter.com/DQ7yu0UaOh
— B/R Football (@brfootball) November 25, 2022
Valencia é dúvida para decisão
A festa dos equatorianos no empate contra a Holanda não durou muito. Afinal, o principal jogador é dúvida para a 3ª rodada. Nos últimos minutos, Enner Valencia precisou ser substituído com uma lesão no joelho direito.
Na estreia contra o Catar, Valencia também precisou sair de campo com dores no joelho, iniciando o tratamento com gelo no banco de reservas.
Agora, a esperança do torcedor é para a recuperação do jogador antes da partida de terça-feira (29), contra Senegal. O confronto é uma decisão, visto que as duas seleções disputam uma vaga nas oitavas de final do grupo A.