Em boa fase na temporada, o Grêmio precisou remontar o time após a conquista do acesso para a Série A do Brasileirão. Outro ponto é, já que não tinha o dinheiro dos direitos de transmissão do Brasileirão, a equipe precisava focar suas atenções na Copa do Brasil e precisava reforçar sua equipe para avançar na competição. Diante deste cenário, o time se viu obrigado a ir no mercado e a divida do Grêmio aumentou consideravelmente. Em balanço divulgado nesta quarta-feira (7), o Tricolor teve um déficit de 80 milhões.
Para fazer bonito na temporada, o time comandado por Renato Gaúcho teve com a ajuda de investidores, que gastar nas contratações de Cristaldo, Carballo e Pepê, que vieram após serem adquiridos junto aos clubes em que estavam jogando, como é o caso também de Vina, jogador que era o sonho da equipe e estava jogando no Ceará. Prometido nas eleições pelo atual presidente Alberto Guerra, Suárez também foi contratado e vem mostrando resultados significativos, sendo inclusive um dos atletas que mais contribui para gols.
Porém, nem tudo são flores e a dívida do Grêmio teve um aumento significativo com a contratação destes jogadores e pode aumentar, já que se especula que o clube irá se movimentar para viabilizar a contratação de Michael, antigo sonho de Renato e que atualmente veste a camisa do Al-Hilal, da Arábia Saudita. O custo total é de, em números especulados, de 3 milhões de euros, algo próximo de 25 milhões de reais.
Aliás, outro ponto contra a equipe é o fato de que, ainda com muitos débitos a serem pagos, a equipe não tem previsão de uma venda futura, já que Bitello, não sabe se iria receber proposta no meio ou no final do ano e Grando ainda não recebeu propostas.
Porém, com os prêmios da Copa do Brasil, por avançar de fases e, em caso de vencer a competição, o Grêmio irá conseguir diminuir os pagamentos devidos, já que receberá mais de 70 milhões de reais.
Divida do Grêmio pode diminuir ainda mais
A equipe Tricolor está de olho nas movimentações do mercado europeu. Pepê, atacante com passagem pelo Grêmio e que atualmente pertence ao Porto interessa ao futebol inglês e deve ser vendido. Além do mais, Vanderson, jogador do Mônaco, foi recentemente convocado e também deve ser negociado. Com estas vendas, o time gaúcho pode praticamente zerar sua dívida.