Na última quarta-feira (30), a Argentina venceu a Polônia e garantiu a vaga para as oitavas de final. Entretanto, o lance envolvendo a marcação do pênalti para a Albiceleste gerou nova polêmica.
O resultado positivo garantiu a Argentina na 1ª colocação do Grupo C, avançando para as oitavas de final. Enquanto isso, mesmo com a derrota, a Polônia também conseguiu a vaga, ocupando a 2ª colocação no critério de desempate.
Pênalti para a Argentina gera polêmica
A Argentina precisava da vitória contra a Polônia para evitar uma eliminação precoce na Copa do Mundo 2022. Dessa forma, entrou em campo de uma forma ofensiva e controlando o jogo disputado no Stadium 974.
Por outro lado, a Polônia optou por jogar de uma forma defensiva, tentando explorar os contra-ataques. Contudo, o destaque foi Szczesny, que conseguiu parar as jogadas dos argentinos com ótimas defesa.
No entanto, o ponto crucial na etapa inicial foi o pênalti para a Argentina. Em cruzamento pela esquerda, Álvarez tentou a jogada com Messi, que finalizou de cabeça. O goleiro polonês tentou afastar com um soco na bola, mas acertou o capitão argentino.
Inicialmente, o árbitro Makkelie não marcou falta, mas após ser chamado para analisar as imagens no VAR, voltou atrás da decisão e assinalou o pênalti. Na cobrança, Szczesny defendeu a finalização de Messi.
Rapidamente, o lance foi discutido nas redes sociais, principalmente entre os torcedores brasileiros, que estavam ‘secando' a Argentina. Utilizando alguns memes, a maioria dos torcedores afirmaram que a Albiceleste é favorecida pela arbitragem, que estaria ajudando para a classificação da equipe.
Essa não é a primeira polêmica envolvendo a Argentina e uma marcação de pênalti no VAR. Na estreia, contra a Arábia Saudita, Paredes foi derrubado dentro da área logo aos sete minutos da etapa inicial. Depois de analisar os vídeos, o árbitro Vincic marcou o pênalti, que foi convertido por Lionel Messi.
Nas redes sociais, o lance também rendeu uma discussão polêmica, com alguns internautas utilizando a falta sofrido por Maguire na partida da Inglaterra contra o Irã, mas o VAR não chamou o árbitro.
PENALTY
A penalty is awarded to Argentina for this foul on Messi pic.twitter.com/HXF5E6rJNS
— FOX Soccer (@FOXSoccer) November 30, 2022
Comentaristas discutem o pênalti da Argentina
Os comentarista de arbitragem explicaram a decisão do pênalti sofrido por Messi contra a Polônia. Na Central do Apito, da Globo, o comentarista Sálvio Spínola concordou com a marcação da falta de Szczesny.
Segundo Spínola, o goleiro polonês tentou afastar o cruzamento, mas não acertou a bola, apenas o rosto de Messi. Além disso, o jogador argentino tentou a finalização de cabeça. “Para mim, o pênalti tem de ser marcado por esse tapa no Messi”, afirma o comentarista.
Por outro lado, Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, discorda da marcação. Na análise, ela afirma que o contato de Szczesny foi após a finalização de Messi, não interferindo no lance. “Errou o VAR em chamar e errou o árbitro em marcar” e acrescenta que é outro erro grave na Copa do Mundo 2022.