Depois de quase uma semana sem treinador, e de ouvir “não” dos planos, A, B e C, a diretoria do Corinthians finalmente conseguiu fechar contrato com um novo comandante, porém não tão novo assim. Vanderlei Luxemburgo, assinou com o Timão até o fim da temporada.
Já conhecido pela torcida alvinegra, essa será sua terceira passagem pelo clube. Luxa esteve a frente do Timão em 1998, ano que conquistou o Campeonato Brasileiro, e depois em 2001, quando levantou a taça do Paulistão.
Mas Luxemburgo não acumula somente títulos. O professor tem a história repleta de momentos inusitados e repletos de polêmicas.
O treinador de opinião forte teve uma relação complicada com Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, cheia de polêmicas durante o tempo que trabalharam juntos em pró do Timão. As rusgas ficaram evidentes durante um o programa “Por Dentro da Bola”, da TV Bandeirantes, em 2007.
Na oportunidade Vanderlei xingou Marcelinho, e trouxe a tona situações que aconteceram durante as concentrações:
“Tirei mulher do seu quarto. Você é safado. Você é moleque. Você é moleque e você é safado. A tua religião foi a ponte para você se proteger até hoje. Eu falo isso na sua cara. Você é moleque”.
O caso foi parar na justiça depois que Marcelinho processou Vanderlei Luxemburgo por danos morais.
Outra história icônica é a 1998 durante o Campeonato Brasileiro. O volante Gilmar Fubá sofreu uma contusão e o técnico teria contratado o pai de santo Robério de Ogum para ajudar na recuperação da lesão do jogador. A história foi contada por Vampeta em seu livro Memórias do Velho Vamp.
Mas a ideia de Luxemburgo não deu muito certo, já que Gilmar continuou no departamento médico, dando espaço para Ricardinho, que, junto com Vampeta, Rincón e Marcelinho Carioca, fizeram história no Corinthians.
Em 2001, na semifinal do Paulistão, Ricardinho se envolveu em uma polêmica junto com Vanderlei. Na partida contra o Santos, o jogador usou um ponto eletrônico no ouvido durante a partida, para receber as instruções do treinador. Uma estratégia que o treinador sempre se orgulhou, em entrevista a Rede Globo, Vanderlei falou sobre:
“É uma satisfação muito grande para mim falar do ponto eletrônico. Acho que é uma coisa que vai chegar ao futebol brasileiro ainda, e já era para ter chegado há muito tempo no futebol mundial, porque vai ajudar muito na comunicação do treinador com os jogadores. E eu sempre quis trazer coisas novas para o futebol”.
Depois de sair do Corinthians, Luxemburgo passou por grandes clubes do futebol nacional e internacional. Agora o treinador volta ao time do Parque São Jorge após semanas conturbadas nos bastidores do clube.
Ainda repercutindo todos os protestos da torcida contra Cuca, nesta segunda-feira(1º), logo depois do anúncio do novo treinador, o GE divulgou a informação de Vanderlei sofreu uma acusação de assédio sexual em 1996, por uma manicure, mas foi considerado inocente após o julgamento.