Com todos os clubes brasileiros que irão disputar a Libertadores deste ano já conhecidos, podemos a partir de agora detalhar como deverão ser divididos os potes do sorteio do torneio, que será realizado no dia 09 de abril, na sede da Conmebol.
Dentre os times já classificados a fase de grupos – aqui falando exclusivamente dos times brasileiros, podemos presumir que Palmeiras, Flamengo e muito provavelmente o São Paulo (pelo ranking da Conmebol) estejam presentes no “Pote 1”; já Internacional, Atlético-MG no “Pote 2” e Fluminense no “Pote 3”. Grêmio e Santos se avançarem da fase preliminar, ficarão no “Pote 4”.
Conteúdo
Ranking para a divisão dos times
Sim, como a entidade já vem fazendo nas últimas edições do sorteio da Libertadores da América, deverá fazer também em 2021, com isso a entidade máxima do futebol na América do Sul deve usar seu ranking divulgado em fevereiro para dividir os times no sorteio.
Com 32 times, divididos em 4 potes de oito, esses serão espalhados em oito chaves com quatro equipes em cada – algo já realizado a muitos anos. O Palmeiras, atual campeão da Libertadores e 4º no ranking da Conmebol, deve ser cabeça de chave no “Grupo A”; por sua vez, o Flamengo – 6º colocado no ranking da entidade se juntará ao São Paulo – 13º neste ranking dentro do “Pote 1”. Porém, não podemos dizer em quais grupos esses ficarão como cabeças de chave, pois vai depender do sorteio.
Com o Palmeiras derrotando o Grêmio na final da Copa do Brasil, esse ajudou seu rival no sorteio de grupos da Libertadores, dando ao São Paulo a oportunidade de ser um dos “cabeças de chave”, uma vez que está atrás do clube gaúcho; no entanto, isso não é confirmado.
Para o Tricolor Paulista estar presente no “Pote 1”, esse precisará secar o Nacional e o Peñarol no Campeonato Uruguaio, que só finalizará neste mês de março. Se os dois forem para a fase de grupos da Libertadores, o São Paulo cairá para o “Pote 2”, podendo cair em grupos que terão River Plate e Boca Juniors.
Atlético-MG e Inter estão confirmado no “Pote 2” e o Fluminense no 3. Pelo regulamento atual, os clubes de um mesmo país não podem cair na mesma chave, a não ser que venham da fase preliminar, como ocorreu com o Colorado na última edição da Libertadores, onde acabou no mesmo grupo do Grêmio. Sim, podemos ter Gre-Nal novamente nesta edição do torneio sul-americano, uma vez que agora é o Grêmio que pode vir desta fase anterior a fase de grupos; assim como também o Santos, que se classificarem ficarão no “Pote 4”.
Em um cenário visivelmente plausível, podemos ter grupos bem fortes, como River Plate, Atlético-MG, Barcelona e Santos. Gostou, pois também podemos ter um Palmeiras, LDU, Vélez e Grêmio (ou Santos).
Início da fase de grupos
A Libertadores 2021 que na real já iniciou, terá seu “início” na fase de grupos no dia 21 de abril, onde nesta terça-feira teremos o primeiro time brasileiro estreando na competição: o Santos, que encara o Deportivo Lara, em casa pela fase preliminar. Na quarta-feira, também conhecida por “amanhã”, teremos Grêmio x Ayacucho, na capital gaúcha. Para Santos e Grêmio chegarem a fase de grupos, terão que primeiramente avançarem por duas fases nesta “Pré-Libertadores”.
Confira abaixo como podem ser divididos os “potes” no sorteio da Libertadores 2021:
Pote 1 – Cabeças de Chave
Palmeiras – atual campeão
River Plate – 1º no ranking
Boca Junior – 2º
Flamengo – 6º
Cerro Porteño – 11º
Olímpia – 12º
Nacional, Peñarol e São Paulo – disputam a última vaga
Pote 2
Internacional – 18º
Atlético-MG – 19º
Independiente Santa Fé – 21º
LDU – 26º
Universidad Católica – 30º
Defensa y Justicia – 37º
São Paulo e ou Barcelona – podem ficar com a última vaga aqui
Pote 3
Vélez Sarsfield – 33º
Sporting Cristal – 35º
América de Cali – 36º
Fluminense – 39º
The Strongest – 40º
Universitário – 46º
Deportivo Táchira – 60º
Barcelona e ou Argentino Juniors – disputam a vaga
Pote 4
Deportivo La Guaira – 127º
Unión La Calera – 128º
Always Ready – 145º
G1
G2
G3
G4
Esses últimos vindos da fase preliminar.