Estamos cada vez mais próximos da Copa do Mundo, e mais ansiosos para saber quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Dessa forma, todos os envolvidos vão descobrir essas e outras questões no início de novembro quando será a convocação da Seleção Brasileira, com o técnico Tite falando quem serão os 26 selecionáveis que vão estar presentes durante o Mundial do final do ano.
Afinal, quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira?
Com pressão de torcida, imprensa e outros envolvidos, os convocados só saberão da lista no dia 7 de novembro – quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Dessa maneira, podemos dividir os jogadores em três grupos: jogadores praticamente garantidos, jogadores com boas chances de serem convocados e jogadores que disputam as últimas vagas para o Mundial.
Entretanto, só poderão ser 100% confirmados no dia 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira e serão oficialmente convocados para a Copa do Mundo do Catar.
Jogadores basicamente garantidos
Nesse grupo basicamente estão aqueles que fizeram a maioria do ciclo da Copa do Mundo, sendo em grande parte dele titular, ou importante na maioria das partidas, ou então aqueles que estejam jogando o fino do fino da redonda e estejam pedindo passagem para o Mundial.
Goleiros
A princípio, essa deve ser a posição na qual temos menos questionamentos sobre quem deve ir para o Catar, com Alisson, Ederson e Weverton estando em grande fase, sendo constantes durante todo o ciclo para a Copa do Mundo, além de terem respaldo de torcedores, imprensa e comissão técnica, é basicamente improvável que algum deles fique de fora da lista do dia de 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Marquinhos e Thiago Silva
Outro ponto que não existe margem para discussão está na dupla de Marquinhos e Thiago Silva, que estão indo para a sua segunda Copa do Mundo juntos, já que já disputaram um Mundial juntos em 2018.
Apesar de Marquinhos ter sido reserva de Miranda naquela ocasião. Além disso, os dois estão no topo da posição no futebol a algum tempo.
Danilo e Alex Sandro
Apesar de serem criticados durante os quatro anos em que foram constantemente convocados, os atletas são basicamente homens de confiança de toda a comissão técnica da Seleção e principalmente do técnico Tite pela segurança defensiva que ambos passa.
Dessa forma, por terem uma característica que agrade o comandante da amarelinha e por liberarem jogadores como Vinicius Junior, Neymar, Raphinha e companhia para jogarem mais soltos ofensivamente, eles devem estar na lista do dia 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Casemiro, Paquetá e Fred
No setor de meio campo esses três atletas podem considerar que os seus respectivos passaportes já estão carimbados para viajarem rumo ao Mundial. Assim, esse trio tem total confiança do técnico Tite, que os enxergam como fundamentais no seu time para a Copa do Mundo.
Apesar disso, entre esses três, Fred é alvo de críticas por parte da imprensa e de torcedores do Brasil, mas mesmo assim é basicamente improvável que Tite abra mão dele na Copa, até pela segurança defensiva que o treinador presa em seu modelo de jogo e que Fred sempre entrega com a camisa canarinho.
Além disso, a escalação no último jogo do Brasil antes da Copa indica que esse trio deve ser o titular da Copa do Mundo, com todos eles tendo total confiança do treinador da equipe, até por ser um time mais compacto e com boas opções para performarem de acordo com o modelo de jogo de Tite.
Sendo assim no dia 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira, essa trinca de meio campo deve estar presente.
Neymar, Raphinha, Vini JR e Anthony
Nas beiradas praticamente não existe discussão em quem vai para o Mundial, com Brasil tendo jogadores que podem desequilibrar a qualquer momento e em grande fase em seus clubes é impensável que esse quarteto fique de fora da lista do dia 7 de novembro, quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Se olharmos o quarteto vem na seguinte fase, Neymar fazendo uma temporada de Melhor do Mundo, Anthony sendo protagonista no Manchester United mesmo com pouco tempo de clube, Raphinha sendo importante no Barcelona e Vini JR decidindo uma Champions League e sendo um dos melhores jogadores do Mundo esse ano.
Dessa forma, se qualquer um desses ficar de fora da coletiva de Tite quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira, é papo de questionamento de todas as partes, pois simplesmente não tem logica algum deles não ir para o Mundial do Catar.
Gabriel Jesus e Richarlison
Os homens gol de Tite claramente estão definidos, Gabriel Jesus já está garantido por ser de confiança do treinador desde que ele assumiu a Seleção em 2016. Além disso, o jogador vive grande fase no Arsenal sendo o artilheiro time.
Ao passo que Richarlison vive boa fase no Tottenham e assumiu a vaga de titular da Seleção próximo a Copa, sendo assim ambos devem estar na lista do dia 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Jogadores com boas chances de serem convocados
Aqui temos alguns que fizeram grande parte do ciclo ou uma parte dele, mas que estão em baixa ou não chamaram tanto a atenção para estarem na lista do dia 7 de novembro quando vai ser a convocação da Seleção Brasileira.
Nesse caso, Phellipe Coutinho, Daniel Alves, Fabinho, Alex Telles e Bruno Guimarães podem ser colocados nessa prateleira.
Entretanto o caso de Bruno Guimarães é especial pela lesão que o mesmo teve e não se sabe se ele terá condições de ir para a Copa do Mundo, sendo um dos jogadores que começava a se destacar nessa reta final de ciclo.
Jogadores que correm por fora
Nessa parte em questão são alguns jogadores que entraram no radar na fase final do ciclo para a lista do dia 7 de novembro quando vai ser a convocação para a Copa do Mundo.
Dessa forma, Pedro, Everton Ribeiro, Brenner, Ibañez estão nessa parte quem chegou na fase final buscando um a vaguinha de última hora para o Mundial.