O velho conhecido do público brasileiro, o árbitro Wilton Pereira Sampaio está sendo alvo de críticas da imprensa inglesa na Copa do Mundo 2022. O brasileiro apitou a vitória da França sobre a Inglaterra, por 2 x 1, no último sábado (10), pelas quartas de final da competição.
O público inglês vem criticando o árbitro brasileiro por ações erradas, segundo interpretação da torcida. O alvo principal foi um possível pênalti de Upamecano sobre Harry Kane na primeira etapa da partida.
Além disso, no primeiro gol francês, de Tchouameni, os ingleses reclamam de uma possível falta sobre Bukayo Saka no início da jogada.
A imprensa britânica, em especial o Daily Mail, criticou as decisões do árbitro junto ao VAR, um pouco demoradas.
O ex-jogador do English Team, e agora comentarista, Gary Neville criticou a postura de Wilton durante a partida.
O árbitro, pensei que ele tinha um pesadelo absoluto. Ele é uma piada de árbitro. As pessoas vão dizer que é uma desculpa, mas ele era simplesmente ruim, declarou Neville para a imprensa inglesa.
Imprensa inglesa descreve características de Wilton Pereira Sampaio
De acordo com o Daily Mail, o juiz brasileiro é ríspido e distribui cartões amarelos em todas oportunidades possíveis. Além disso, o jornal britânico ainda trouxe números de Wilton no Brasileirão. Segundo os ingleses, o árbitro distribuiu 105 cartões amarelos e quatro cartões vermelhos em 21 partidas pelo campeonato nacional.
Trajetória de Wilton Pereira Sampaio em Copas
O árbitro brasileiro participou de sua primeira Copa do Mundo em 2018. Na edição da Rússia do torneio, Wilton foi apenas auxiliar do VAR.
Na edição do Catar 2022, Sampaio conseguiu o feito de apitar algumas partidas importantes. O juiz sul-americano participou de quatro partidas na Copa do Mundo 2022. Holanda x Senegal e Polônia x Arábia Saudita na primeira fase da competição, Holanda x Estados Unidos nas oitavas de final e o duelo entre França x Inglaterra, pelas quartas de final.
Wilton é cotado para apitar a final da Copa do Mundo 2022, que acontece no dia 18, às 12h (horário de Brasília), no Estádio Lusail.