A arbitragem do brasileiro Wilton Pereira Sampaio não agradou nem ingleses tão pouco franceses. Jogadores das duas seleções criticaram a forma como o árbitro conduziu a partida, que terminou com vitória da França sobre a Inglaterra por 2 x 1.
+ Tabela da Copa do Mundo 2022
+ Wilton Pereira Sampaio recebe críticas da imprensa inglesa
Mesmo com dois pênaltis favoráveis, os ingleses foram os mais críticos quanto à atuação de Wilton. O zagueiro Maguire e meio-campista Belligham foram duros ao avaliar o trabalho do brasileiro.
“Eu realmente nem consigo explicar o quão ruim o desempenho dele foi. Não quero entrar muito nisso, porque no fim posso ser multado. Mas até as grandes decisões foram erradas, ele não nos deu nada durante o jogo. Realmente pobre”, afirmou o defensor do Manchester United.
Ref is a joke!
— Gary Neville (@GNev2) December 10, 2022
Comentarista da ITV, o ex-jogador inglês publicou na sua rede social: “Árbitro é uma piada”
Belligham também seguiu a mesma linha de raciocínio.
“Não foi boa, para ser honesto. Todo mundo pode ter um dia ruim, jogadores, árbitros. Mas eu acho que ele não estava no nível que que um jogo desses exige”, declarou o meio-campista, à ITV.
A principal reclamação dos ingleses foi a não marcação da falta de Upamecano em Saka, que originou o primeiro gol da França.
Pelo lado vencedor, também houve reclamações. O meio-campista Rabiot afirmou que não achou correta a decisão do árbitro no segundo pênalti marcado, de Theo Hernández em Mount.
“Não tenho certeza se foi falta. Vemos centenas de ações como essa que não são apitadas. Eu achei a arbitragem um pouco limitada. Quando ele errou (Kane bateu para fora), ficamos felizes, porque houve justiça, não foi pênalti”, disse Rabiot.
O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, preferiu respeitar as decisões tomadas por Wilton Pereira Sampaio.
“Perdemos o jogo e não acho que temos que ficar falando dos árbitros. Só cumprimentar a França. Desejar boa sorte. São um time fantástico, tem brilhantes jogadores, fazem um grande trabalho. Parabéns para eles”, afirmou.
Com a eliminação do Brasil nas quartas de final, Wilton erá um dos candidatos a apitar a grande final. No entanto, pela sua atuação questionável, ele deve ser tirado da disputa.
E MAIS:
+ Cristiano Ronaldo é homenageado pela FIFA
+ Goleiro é protagonista na classificação da Argentina
+ ‘Pelé brilhante' é destaque no Catar
+ Neymar chega ao Brasil e diz que será difícil conviver com eliminação: “Estávamos tão perto”