Enquanto acontecia a Copa do Mundo 2022, a Women's Champions League estava sendo disputada. Com a competição tem apenas quatro grupos, os times classificados vão direto para as quartas de final.
Nesta quinta-feira (22), terminou a 6ª e última rodada da fase de grupos da competição. A maioria das equipes já haviam se classificado na rodada anterior. Contudo, ainda houve a definição de algumas posições e do último classificado.
Conteúdo
Grupo A da Women's Champions League
Com Chelsea, PSG, Real Madrid e Vllaznia, a expectativa era de um grupo mais equilibrado. No entanto, o time espanhol não ofereceu tanto trabalho quanto esperado e os Blues e o Paris Saint-Germain se classificaram com certa facilidade.
Na 1ª posição, o Chelsea venceu cinco jogos e empatou apenas um. E terminou com a melhor campanha da fase de grupos da Women's Champions League.
Passou com facilidade pelo Vllaznia nos dois jogos. E teve mais dificuldade contra o Real e o PSG, mesmo assim, apenas empatou uma partida contra a equipe espanhola.
Já o PSG terminou na 2ª colocação, com 10 pontos. Perdeu nos dois confrontos contra o time inglês e empatou uma vez com o Real Madrid. Assim como o Chelsea, venceu o Vllaznia por goleada nos dois jogos.
Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o Real ficou apenas na 3ª colocação. O time ainda empatou um vez com cada classificado, mas só foi capaz de vencer o Vllaznia.
Em último, a equipe da Albânia não ofereceu risco algum a nenhum dos times. Sem vencer nem um jogo, o Vllaznia ainda sofreu 28 gols e marcou apenas um. É o time com a pior performance da fase de grupos.
Grupo B da Women's Champions League
O Grupo B contou com Roma, Slavia Praha, St. Pölten e Wolfsburg. As equipes italiana e alemã apenas confirmaram o favoritismo que tinham desde o começo e se classificaram para as quartas de final.
O Wolfsburg terminou na liderança, com 14 pontos. O time alemão venceu quatro vezes e empatou duas. Os empates foram com a Roma e Slavia Praha. Mas aplicou duas goleadas no St. Pölten, por 4 x 0 e 8 x 2.
A equipe italiana também terminou em 2º lugar, com quatro vitórias, mas um empate e uma derrota. Apenas não ganhou do Wolfsburg. Em uma grande partida com o St. Pölten, a Roma perdeu por 2 x 0 quando fez quatro gols em 15 minutos, vencendo por 4 x 3.
St. Pölten ficou na 3ª posição. O time austríaco teve apenas um vitória e um empate, perdendo os outros quatro jogos. Deu um susto na Roma, na 2ª rodada, mas não segurou a vantagem. Só foi capaz de pontuar em partidas contra o Slavia Praha.
Já a equipe tcheca não conseguiu vencer e só teve dois empates e quatro derrotas. Contudo, tirou pontos do Wolfsburg, em um empate em 0 x 0. Porém, o Slavia Praha marcou apenas um gol na fase de grupos da Women's Champions League.
Grupo C da Women's Champions League
Em um grupo Arsenal, Juventus, Lyon e Zürich, muitos esperavam grandes jogos e uma briga até a última rodada pela classificação. Até certo ponto, isso aconteceu, mas apenas entre a equipe francesa e italiana.
O Arsenal terminou na liderança do grupo, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na 1ª rodada, de forma surpreendente, ganhou do Lyon por 5 x 1, mas perdeu o 2º jogo contra o time francês por 1 x 0. O seu único empate foi com a Juventus. E contra o Zürich, não teve dificuldade.
O Lyon tomou um susto nas primeiras rodadas, com a derrota para os Gunners e um empate com a Juve. Mas ao vencer o Zürich duas vezes, conseguiu derrotar o Arsenal em Londres. Disputou diretamente com a Juventus o 2º lugar, mas ao segurar o empate, a equipe francesa se classificou com 11 pontos.
A Juventus foi para a última rodada precisando vencer para pegar a 2ª vaga. Contudo, foi incapaz de superar o Lyon e terminou somente na 3ª posição, com nove pontos. Venceu o time suíço nos dois jogos, porém, não ganhou nem da equipe francese, nem inglesa.
Já o Zürich, como já era esperado, terminou na última posição, sem pontuar. Teve a 2ª pior campanha da competição, com apenas dois marcados e 26 sofridos.
Grupo D da Women's Champions League
No último grupo estavam Barcelona, Bayern de Munique, Benfica e Rosengard. Sem qualquer surpresa, foi o time espanhol e alemão que se classificaram.
O Barcelona ficou na liderança, com cinco vitórias e uma derrota. O time aplicou a maior goleada da fase de grupos, 9 x 0 em cima do Benfica. Mas sofreu uma derrota para o Bayern. Foi a equipe que mais fez gols, sendo 29 apenas na fase de grupos.
O Bayern de Munique vem em seguida, também com 15 pontos. Da mesma forma, venceu cinco jogos e perdeu um, justamente para o time espanhol. Só terminou em 2º lugar pelo saldo de gols, já que não marcou tanto quanto o adversário.
Já o Benfica termina em 3º lugar, com apenas seis pontos. Já na 1ª rodada levou nove gols do Barcelona. Porém, em seguida, fez grande jogo contra a equipe alemã, mas permitiu a virada nos últimos 25 minutos. Suas únicas vitória foram contra o Rosengard.
O time sueco ficou com a última posição, sendo mais uma equipe a não conseguir pontuar na Women's Champions League. Além de ter perdido todos os jogos, só fez três gols.
Quartas de final da Women's Champions League
O sorteio para definir os confrontos da próxima fase vai acontecer somente no dia 10 de fevereiro. No entanto, as datas para os jogos já estão definidas. Os jogos de ida serão nos dias 21 e 22 de março, enquanto os de volta acontecem uma semana depois, nos dias 29 e 30.
As semifinais também ocorrem em partidas de ida e volta e já estão marcadas. Os primeiros jogos acontecem em 22 e 23 de abril, com a volta nos dias 29 e 30 do mesmo mês. Já a grande final é em jogo único e estádio neutro. Será no dia 3 de junho, no PSV Stadion, em Eindhoven, na Holanda.